A evolução dos automóveis com a Eletrônica

O automóvel é um exemplo de tecnologia que evoluiu ao longo do tempo. No início, era uma máquina essencialmente mecânica, com poucos componentes elétricos. Além da sua evolução natural, uma série de outros fatores guiaram o seu desenvolvimento, para que ele pudesse se adaptar às novas realidades que foram surgindo.

Para conhecer mais veja: CURSO DE ELETRÔNICA ONLINE

As sucessivas crises do petróleo, ocorridas após a Segunda Guerra Mundial, trouxeram a necessidade de se ter automóveis cada vez mais eficientes, a fim de enfrentar a escassez de combustíveis. Outro fator importante foi a crescente preocupação com o meio-ambiente, sendo obrigatório diminuir as emissões de poluentes pelos automóveis.

A EVOLUÇÃO DOS AUTOMóVEIS

 

Esta nova realidade impulsionou a aplicação do controle eletrônico do motor nos automóveis. Os sistemas de injeção eletrônica se adaptam dinamicamente às condições de operação (pressão atmosférica, temperatura, qualidade do combustível, etc.), aumentando sua eficiência, diminuindo as emissões de poluentes, além da possibilidade de se utilizar diferentes tipos de combustível, surgindo o carro flex.

UM FUTURO NA ELETRôNICA VEJA AQUI: Depoimentos de pessoas que estão mudando a vida

Além do controle do motor, a eletrônica também está presente no restante do automóvel. O carro moderno possui painéis inteligentes, sistemas multimídia, sistemas de navegação, controle eletrônico de frenagem, airbags, câmbio automático. Todos com sistemas eletrônicos presentes. É possível afirmar que hoje o carro, que nasceu mecânico, é eletrônico em grande parte.

E o futuro?

Formula E

Uma maneira de tentar antecipar o que acontecerá com os automóveis no futuro é olhar o que acontece no automobilismo. Este sempre foi laboratório para desenvolvimento das tecnologias que serão aplicadas nas ruas amanhã. A Fórmula 1 já conta com motores híbridos (combustão / elétrico) há alguns anos. Também já existe uma categoria exclusiva para veículos elétricos, a Formula E. Isto nos dá a pista de que como será o automóvel do futuro.

 

Além disso, existem outros fatos importantes acontecendo. Na Alemanha, já existe planos para se proibir a fabricação de carros a combustão à partir de 2030.

Os carros elétricos já estão começando a se tornar realidade. A frota destes veículos cresce a cada dia e os fabricantes projetam investimentos cada vez maiores em seu desenvolvimento e fabricação.

Um Comentário para: “A evolução dos automóveis com a Eletrônica

Deixe uma resposta