Quanto peso você deve perder?

Pessoas obesas que perdem de 3 a 5% do peso corporal melhoram sua saúde. Pesquisas sugerem que a perda de 5% do peso corporal resulta em uma queda extremamente significante na pressão arterial. Perder ainda mais peso está associado a maiores benefícios para a saúde, por isso as diretrizes recomendam que as pessoas iniciem com o objetivo de perder de 5 a 10% do peso corporal ao longo de seis meses.

Para realizar essa perda de peso, a maioria dos especialistas entrevistados pela Ciência Hoje recomendou que você perdesse 0,23 a 0,9 kg todas as semanas. Isso geralmente significa cortar de 250 a 1.000 calorias de sua dieta diária.

Saiba mais: Descubra como inúmeras mulheres tem perdido 10 kg em apenas 27 dias!

Para as mulheres, isso significa consumir cerca de 1.200 a 1.500 calorias por dia. Para os homens, isso significa uma ingestão diária de cerca de 1.500 a 1.800 calorias. No entanto, o número de calorias que você deve consumir pode variar dependendo do seu peso atual e nível de atividade.

Saiba mais: Saiba o que é o jejum intermitente e seus benefícios! 

Em longo prazo, dietas severamente restritivas tendem a resultar na mesma quantidade de perda de peso que dietas menos restritivas, disse Roberto Jeferson, diretor do Centro de Prevenção de Obesidade da Universidade de Minas Gerais.

O estudo é notável porque analisou dados de estudos clínicos que compararam diretamente dietas de muito baixa caloria com dietas típicas de baixas calorias, o que é um método melhor do que observar estudos que não envolvem uma comparação, e incluir apenas um único estudo.

Saiba mais: Saiba o que é low carb e quais seus benefícios!

Até mesmo o peso que você perde nestas dietas restritivas pode não ser o tipo certo de peso, já que cortar muitas calorias pode fazer com que você perca músculos em vez de gordura, disse o Dr. Luís Arão, diretor do Centro de Controle Integral de Peso da USP.

“Se você perder peso muito rapidamente, em uma dieta como uma limpeza, então você vai perder o músculo em excesso”, disse Arão. A perda muscular pode ser prejudicial, porque o tecido muscular queima mais calorias do que o tecido adiposo; Portanto, manter o tecido muscular pode ajudar na perda de peso e manutenção, disse Arão, que é o autor do livro “A mudança na sua dieta de biologia” (Mundo Xtreme Ciência Viva, 2016).

Saiba mais: 3 Regras básicas para você emagrecer definitivamente de forma rápida!

Deixe uma resposta